Os ônibus elétricos são uma alternativa eficiente para a mobilidade coletiva urbana e para a construção de um futuro mais sustentável, sobretudo, nas grandes cidades.
Além disso, eles têm um papel importante na promoção da qualidade do ar, bem como na mitigação dos danos à saúde humana, ao meio ambiente e ao clima.
Segundo dados do Ministério da Saúde, as doenças respiratórias causadas pela poluição do ar aumentaram mais de 14% nos últimos dez anos.
De acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), o setor de transporte é responsável por 25% das emissões globais dos gases de efeito estufa.
Além disso, o segmento é altamente dependente de combustíveis fósseis.
Dessa forma, motores a combustão contribuem diretamente para o aumento de poluentes na atmosfera e para a elevação da temperatura do planeta.
Quer descobrir 3 ótimos motivos para você começar hoje mesmo a investir nos ônibus elétricos?
Então, continue a leitura com a gente que vamos te mostrar. E se quiser saber como reduzir custos em sua empresa de transportes, clique aqui.
Como funcionam os ônibus elétricos?
Eles são impulsionados por um motor elétrico que garante a força e a tração necessárias para o deslocamento do coletivo.
Dessa forma, o veículo é alimentado por um sistema inteligente de bateria que fornece energia não só para o motor, mas também para os demais componentes do veículo, garantindo seu pleno funcionamento.
Além disso, os ônibus elétricos contam com um moderno sistema de frenagem regenerativa.
Sabe o que isso quer dizer?
Quando os freios são acionados, a energia utilizada da bateria é recompensada, realimentando todo o sistema elétrico do veículo.
O consumo médio de energia dos ônibus elétricos é de 1,59 KWh/Km, cerca de cinquenta centavos por quilômetro rodado.
Assim, o custo com abastecimento chega a ser cinco vezes menor em comparação aos motores a diesel.
Dessa forma, a autonomia do motor elétrico gira em torno de 250 a 300 quilômetros, com tempo de recarga de 3 a 4 horas em tomada específica de 380 volts.
O câmbio automático simples garante uma direção mais leve e suave para condução, proporcionando mais conforto e segurança ao motorista e aos passageiros.
O modelo elétrico da Build Your Dreams (BYD) fabricado em Campinas, por exemplo, pode transportar entre 70 e 170 passageiros, dependendo do tipo de chassi.
Além disso, os usuários do transporte coletivo elétrico também podem contar com:
- Ar-condicionado com sistema de desinfecção de ar;
- Wi-Fi;
- Tomadas USB;
- Revestimento antibacteriano nas poltronas;
- Mais estabilidade nas viagens;
- Som ambiente e tela de vídeo na dianteira.
Já imaginou oferecer todo esse conforto e modernidade para o seu cliente e, ainda, demonstrar compromisso com um sistema de transporte limpo, sustentável e de qualidade?
Quais são seus benefícios em relação aos ônibus a diesel?
Desde o início deste artigo, você já pôde perceber algumas diferenças e benefícios dos ônibus elétricos em relação aos modelos tradicionais, não é mesmo?
3 motivos para investir neles:
Listamos abaixo 3 excelentes motivos para você investir na eletrificação da sua frota de ônibus.
Continue a leitura um pouco mais para descobrir.
Diversas cidades brasileiras estão com projetos para alterar suas frotas para ônibus elétricos
Atualmente, o Brasil possui uma frota circulante de 351 ônibus elétricos, ocupando a 4ª posição entre os países da América Latina.
Descarbonizar a economia global e limitar o aquecimento global em até 1,5º C até o final desta década ainda é uma realidade possível.
Dessa forma, a eletrificação dos coletivos se faz ainda mais urgente, já que os ônibus elétricos são um modelo de transporte limpo e livre da emissão de carbono.
São José dos Campos, em São Paulo, por exemplo, é a primeira cidade brasileira a implementar um corredor de ônibus 100% elétrico, com 12 veículos à bateria.
Salvador também se destaca por inaugurar o sistema de BRT, com oito veículos elétricos.
Além delas, a cidade de Curitiba também projeta a eletrificação do transporte coletivo para 2024, com uma frota de 150 ônibus elétricos à bateria.
Para 2022 e 2023, o Rio de Janeiro espera implementar cerca de 65 ônibus elétricos no sistema de transporte da cidade.
Goiânia também faz parte desse movimento de eletrificação do setor de transporte e pretende alterar toda a sua frota de coletivos, colocando o equivalente a 114 ônibus elétricos na rua a partir do segundo semestre de 2022.
O país está em uma rota em busca de mais qualidade de vida, menos danos ao meio ambiente e uma gestão de transporte mais inteligente.
Você também pode e precisa fazer parte desse movimento!
Maior vida útil, não gera poluição e não faz ruídos
Os ônibus elétricos são um modal de transporte sustentável, já que não lançam no meio ambiente fumaças ou quaisquer gases poluentes.
Esse modelo também apresenta maior durabilidade em relação a outros modelos.
Ou seja, os ônibus elétricos têm uma vida útil 50% maior que a dos motores a combustão, garantindo cerca de 20 anos de circulação.
Apesar do custo de aquisição ser maior, os ônibus elétricos ainda possuem um custo operacional 70% menor do que o modelo tradicional.
Além disso, eles apresentam maior rendimento e eficiência, chegando a registrar um aproveitamento de 90% contra 40% dos motores a diesel.
De acordo com a BYD, cada modelo elétrico deixa de emitir cerca de 110 toneladas de CO2 na atmosfera por ano.
Outro benefício dos modelos elétricos é a ausência de ruídos, já que o motor elétrico é extremamente silencioso.
Dessa forma, os ônibus elétricos contribuem também para diminuir a poluição sonora existente hoje nas grandes cidades.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, os centros urbanos podem registrar 80 db de ruídos, índice superior ao máximo indicado como saudável de 50db.
Manutenção mais barata
Os ônibus elétricos são o melhor investimento para a sua empresa.
Sabe por quê?
Além de atuar como protagonista na construção de um sistema de transporte mais moderno, sustentável e de qualidade, você ainda garante mais eficiência financeira com a manutenção da frota.
É possível, inclusive, alugar as baterias dos ônibus elétricos diretamente com o fabricante.
Dessa forma, você garante a redução de 60% no custo inicial de aquisição do veículo.
Além disso, você ainda diminui de 25% a 50% o custo com a manutenção do veículo, já que o modelo elétrico possui um número de peças menor que o motor a diesel.
A eletromobilidade é mais que uma tendência em todo o mundo.
É uma realidade necessária e urgente para um futuro com crescimento econômico verde e novas oportunidades de negócio sem carbono.