Você já se perguntou qual a importância do feedback de clientes? Essa é uma ferramenta de gestão essencial para uma melhoria contínua na sua empresa.
Não importa qual o ramo de um negócio e nem o seu tamanho, receber feedback de clientes pode ser um grande incentivo para a equipe, ou até mesmo uma oportunidade para corrigir falhas e evitar erros no futuro.
Um levantamento realizado pela Pulses, empresa especializada em medição de clima organizacional, com 120 mil funcionários de empresas de diferentes portes e segmentos, mostrou que um feedback positivo gera 2,4 vezes mais engajamento.
Ainda não está convencido de que o feedback de clientes é essencial para o desenvolvimento do seu negócio? Então, continue a leitura e confira 5 benefícios dessa ferramenta!
O que é feedback de clientes e qual sua importância?
A palavra “feedback” é original do inglês e pode ser traduzida como “retroalimentação”, que significa a resposta dada a uma ação ou postura como forma de avaliação.
Na prática, podemos dizer que o feedback trata-se da comunicação entre pessoas para dar retorno em relação ao trabalho realizado.
Sendo assim, quando uma pessoa se direciona a outra para dar um retorno, positivo ou negativo, sobre um trabalho ou uma atitude, por exemplo, ela está dando um feedback.
Através dele, é possível identificar oportunidades em relação aos objetivos da empresa e aprimorar o desempenho, gerando constante melhoria e mais produtividade.
No tópico a seguir destacamos alguns benefícios que a cultura do feedback pode trazer para o seu negócio, confira:
5 benefícios do feedback de clientes
1. Ajuda a fortalecer sua marca
Pesquisas mostram que são necessárias 12 experiências boas para compensar uma ruim. Além disso, experiências positivas aumentam em até 70% as chances de um cliente voltar a fazer negócio com a sua empresa.
Neste sentido, feedbacks positivos podem ajudar a reforçar a marca no mercado, já que outros consumidores terão acesso a relatos positivos de experiências de compras de outras pessoas, então sempre deixe as informações de feedback de clientes acessíveis ao seu público.
2. Retém clientes e traz mais satisfação com o negócio
Além de atrair e reter cada vez mais clientes ao seu negócio, os feedbacks proporcionam uma sensação de reconhecimento e recompensa pelo trabalho desenvolvido. Esse sentimento de satisfação pode ser a motivação que falta para a sua equipe desempenhar cada vez melhor as suas atividades.
3. Melhora seus produtos/serviços
Como já mencionamos, os feedbacks tornam-se oportunidades para corrigir falhas e evitar erros no futuro.
Entendendo as necessidades e expectativas do seu cliente, você terá uma visão clara dos pontos que precisam ser melhorados em sua estratégia e, assim, proporcionar produtos e serviços que realmente atendam as expectativas e solucionem os problemas dessas pessoas.
4. Prova social
Um dos mais poderosos gatilhos mentais é o de prova social. Ele funciona, basicamente, como uma espécie de evidência de que existem outras pessoas que já compraram o seu produto e/ou serviço. Esse pode ser um fator decisivo para a tomada de decisão de um comprador que está entrando em contato com o seu negócio pela primeira vez.
5. Mostra preocupação da empresa com o cliente
Coletar feedbacks mostra ao cliente que a sua empresa se preocupa com a sua experiência de compra.
Além disso, perguntar o que o seu cliente pensa sobre o seu produto ou serviço, faz com que ele se sinta valorizado e com um papel importante no desenvolvimento da marca.
Como realizar feedbacks na plataforma do Mercado na Rede?
O Mercado na Rede ajuda fornecedores de autopeças com o reforço de marca através dos feedbacks dentro da plataforma. Para os compradores, também é uma ferramenta vantajosa, pois assim é possível avaliar os fornecedores com os quais fez negócios, e ajudar outras pessoas que entrarão em contato com essas empresas pela primeira vez.
Para realizar essa avaliação é simples, clique aqui e confira um tutorial completo!
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