Na rotina de uma empresa de veículos de linha pesada é comum que peças precisem de substituição em algum momento. É nessa hora que ter um bom gerenciamento de estoque faz toda a diferença.
Isso porque, quanto mais tempo uma peça demorar para ser substituída, mais tempo o veículo precisará ficar parado aguardando o reparo.
Uma empresa que trabalha com um estoque em dia evita esse tipo de situação e ainda garante benefícios como maior satisfação do cliente, diferencial competitivo, manutenção dos lucros, além de evitar gastos desnecessários e gerar conhecimento de oferta e procura.
Mas será que é possível otimizar esse processo?
Se você ainda se perde em meio a tanta papelada na hora de fazer cotação de preços por telefone, saiba que existe uma forma de deixar esse procedimento muito mais fácil e seguro: as cotações online.
Quer entender como funciona?
Neste artigo separamos 4 benefícios de apostar nessa ferramenta e colocar o seu negócio em outro patamar. Boa leitura!
O que são cotações online e como elas funcionam?
Existem plataformas online que facilitam o processo de cotação de preços.
Em geral, é preciso fazer o cadastro da empresa na ferramenta, informar dados como CNPJ, razão social e endereço e aguardar a análise desse cadastro para começar a vender ou comprar dentro da plataforma.
Após a aprovação, a plataforma estará disponível para uso. E o funcionamento é bem simples.
Basicamente, os compradores definem os produtos que procuram e fazem uma breve descrição do pedido, indicando, por exemplo, a quantidade de peças necessárias, condições de pagamento, vigência para as compras etc.
Do outro lado, os fornecedores de peças que possuem o item procurado são notificados para responder a cotação, ficando a critério deles aceitar ou não a solicitação. Ao aceitar, podem criar ofertas e competir de forma direta pela venda.
Assim, o comprador terá à disposição diferentes cotações, podendo optar pela que melhor atende às suas necessidades.
Lembrando que é possível também fazer a cotação de vários itens ao mesmo tempo, otimizando o trabalho do departamento de compras.
Por outro lado, os fornecedores ampliam suas oportunidades de vendas.
Tudo isso acontece de forma dinâmica e automática, trazendo benefícios para os dois lados da relação.
4 benefícios de fazer cotações online
1. Rapidez na obtenção de respostas
Na hora de buscar por cotações, um dos itens definidos será a vigência para as compras, fazendo com que os fornecedores interessados em fechar a venda cumpram o prazo de resposta.
Algumas plataformas também permitem o contato direto entre as partes por meio de troca de mensagens, facilitando contatos institucionais e relações de negócios.
2. Possibilidade de consultar vários fornecedores ao mesmo tempo
Plataformas online contam com muitos fornecedores, de diferentes localidades e é possível consultar as informações de vários deles ao mesmo tempo.
Você pode buscar pela reputação da loja através da avaliação de outros compradores em sua página, analisar se a descrição dos produtos são completas e detalhadas, pode também entrar em contato com algum fornecedor para buscar mais informações, e muito mais.
Dessa forma, você garante confiabilidade na hora de fazer compras.
3. Economia de tempo e de recursos
Fazendo cotações online a economia é garantida. Você pode economizar com itens de escritório, com estrutura e custos operacionais, custos com telecomunicações, custos com Recursos Humanos e muito mais.
Além disso, muitos processos internos são automatizados, como o controle da operação, a centralização de dados, o gerenciamento de finanças, o acesso a relatórios etc.
4. Ofertas com melhor custo-benefício
Empresas fornecedoras dentro de uma plataforma de cotações online trabalham com preços competitivos.
Assim, compradores podem avaliar diferentes ofertas e escolher aquela que melhor atende sua demanda.
Mercado na Rede possui o melhor sistema de cotações online do setor automotivo
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