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7 cuidados que você deve ter nas compras online para evitar problemas

Você provavelmente já fez compras online, mas será que você conhece todos os cuidados que é preciso tomar para evitar golpes e prejuízos financeiros?

Um Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian mostrou que 2021 terminou registrando 4,1 milhões de movimentações suspeitas no Brasil.

Esse número mostra um aumento de 16,8% em relação ao acumulado de 2020, quando o índice registrou 3,5 milhões de ataques.

Mas não se preocupe. É possível garantir uma boa experiência de compra se você tomar algumas precauções.

Pensando nisso, separamos 7 cuidados para evitar esses problemas. Continue a leitura e confira!

Como está o cenário atual de compras online?

O hábito de fazer compras online já vem ganhando força nos últimos anos, mas a pandemia da Covid-19 influenciou diretamente no aceleramento dessa tendência.

Isso porque o distanciamento social fez com que o comportamento de compra do consumidor precisasse se adaptar.

Com lojas físicas fechadas, muitos setores precisaram migrar para o ambiente online, até aqueles pouco explorados no meio.

De acordo com um levantamento da Neotrust, empresa responsável pelo monitoramento do e-commerce brasileiro, o Brasil registrou um faturamento recorde em 2021 no e-commerce, totalizando mais de R$ 161 bilhões.

Um crescimento de 26,9% comparado ao ano anterior. O número de pedidos aumentou 16,9%, com 353 milhões de entregas.

Ainda segundo o levantamento, o valor médio por compra também registrou aumento de 8,6% em relação a 2020, atingindo a média de R$ 455.

7 cuidados que você deve ter ao efetuar compras online

Sabemos que fazer compras online pode nos ajudar a economizar tempo ou até mesmo dinheiro devido às opções favoráveis de pagamento, mais concorrência e cupons de desconto.

Mas apesar de facilitar a vida de todos nós, muitas pessoas podem usar a internet de maneira mal-intencionada para aplicar golpes, roubar dados etc. 

Por isso, é preciso se prevenir e conhecer os riscos que você corre. 

Então, separamos 7 cuidados para te ajudar a evitar problemas. Confira:

1. Consulte a reputação da loja / fornecedor 

Uma das grandes vantagens da internet é a possibilidade de fazer pesquisas sobre qualquer assunto, inclusive da reputação de uma loja ou um fornecedor. 

Algumas ferramentas podem te ajudar nessa busca, como o site da Receita Federal. Nele é possível consultar a situação cadastral do CNPJ da empresa.  

Você também pode pesquisar a reputação no Reclame Aqui ou no Procon.

2. Peça recomendações

Vale a pena pedir recomendações de amigos ou conhecidos que já realizaram a compra no site.

Se você não conhecer ninguém que já tenha feito, busque as opiniões dos clientes da loja, através das avaliações positivas ou negativas para a experiência de compra obtida. 

3. Desconfie de preços muito abaixo da média

Você já se deparou com ofertas mirabolantes na internet?

Muitos anúncios podem aparecer com preços altamente atrativos e acabar instigando consumidores a clicarem e acabarem caindo em um golpe. 

Para não correr esse risco, sempre desconfie. Afinal, o barato pode acabar saindo caro!

Por isso, procure o produto em outros sites para verificar a média de preços antes de tomar uma decisão.

4. Avalie as políticas de troca e reembolso da empresa

Mesmo que você faça uma compra com muita atenção, é possível que o produto chegue errado ou danificado.

A política de troca e devolução é um conjunto de regras que o vendedor ou fornecedor cria para gerenciar esse processo com o cliente e evitar que ambas as partes saiam lesadas. 

Entre os itens comuns que constam nesse documento podemos citar como exemplos o prazo máximo que uma devolução é aceita e a obrigatoriedade da nota fiscal junto com o item.

5. Confira o valor final da compra antes de fazer o pagamento

Um dos cuidados indispensáveis é verificar o preço do item e todos os valores que foram inclusos, como o de entrega e as taxas e impostos.

Também atente-se aos juros no caso de compras parceladas. 

Às vezes, a desatenção no momento de finalizar a compra pode fazer com que passem despercebidas as taxas e juros embutidos.  

6. Certifique-se de que o site é seguro

Ao entrar em um site é possível notar alguns sinais para saber se ele é ou não seguro.

Um sinal simples é a URL do site, elas são emitidas por HTTP (Hypertext Transfer Protocol) ou HTTPS (Hypertext Transfer Protocol Secure), ou seja, o HTTPS é uma extensão segura do anterior. Portanto, vale verificar se o site que você está visitando utiliza esse protocolo. 

Você também pode observar se há selos de segurança no rodapé do site, fazer a leitura da política de privacidade, pesquisar sobre a credibilidade ou até mesmo apostar em um antivírus em seu computador.

7. Não pague boletos, faça depósitos, transferências ou PIX para pessoas físicas

Por último, mas não menos importante, grande parte das lojas online aceitam o pagamento via boletos, PIX ou depósitos, mas lembre-se de se atentar ao fato de que a conta recebedora deve estar em nome de pessoa jurídica, nunca pessoa física.

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