a

Mercado de autopeças online: 5 dicas para comprar e vender

Entre as tendências globais que mais aceleraram nos últimos anos está a de compra e vendas online.

E isso não é diferente no mercado de autopeças online. Compradores e fornecedores, independentemente do grau de experiência, estão buscando a otimização de seus processos para garantir melhores resultados em seus negócios. 

Mas e você, ainda tem dúvidas de como comprar ou vender autopeças pela internet? 

Para te ajudar, separamos neste artigo informações importantes sobre o cenário atual do setor e também 5 dicas para que você comece a utilizar essa estratégia que pode ajudar e muito a alavancar o seu negócio. Vamos lá!

Qual é a atual situação do mercado de autopeças online? 

O Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) apresenta uma consolidação de dados estatísticos da indústria brasileira de autopeças.

No último anuário publicado, em 2021, um estudo realizado pela consultoria McKinsey, apontou um aumento de 7% até 2023 para o mercado de reposição automotiva. 

Essa expectativa se baseia no envelhecimento da frota que, consequentemente, demanda de mais manutenção e substituição de peças. 

O anuário também deixou evidente a importância do setor de autopeças para a economia do país.

Indica-se um aumento de 46% no faturamento de 2021.

Quanto ao comércio eletrônico, sabemos que a transformação digital está cada vez mais acelerada e presente em nossa vida, e ganhou ainda mais força durante a pandemia da Covid-19.

Quando consideramos o setor automotivo, o mercado de autopeças online foi o de maior destaque.

De acordo com os dados dos últimos relatórios Webshoppers da E-Bit, o ticket médio chegou a R$ 621 no segundo semestre de 2020 e, na comparação do primeiro semestre de 2021 com o mesmo período em 2020, o faturamento teve aumento de 19%.

5 dicas para comprar e vender online

1. Monte e documente seu processo de compra e venda

Um dos passos mais importantes para começar a comprar ou vender online é ter uma boa organização e planejamento. 

Se você é um fornecedor de peças, é necessário fazer uma estruturação de todos os produtos que serão oferecidos e de que forma eles chegarão até os seus clientes.

Ou seja, como será o atendimento, quais informações são fundamentais, quais serão as opções de pagamento, de que forma será realizada a entrega etc. 

Faça um documento detalhando todo o processo de venda, assim, colaboradores atuais e novos terão uma boa performance operacional, devido ao acesso a esse suporte estratégico. 

No caso de compradores, também é de extrema importância essa documentação de processos.

Todos os itens que fazem parte de uma boa gestão de compras devem constar nesse documento, como programação de compra, demanda, estoque, como escolher fornecedores de maneira criteriosa, entre outros.

2. Compradores: pesquise sobre os fornecedores

Preços e prazos de entrega não devem ser os únicos fatores a serem avaliados durante um processo de compra.

Uma boa pesquisa sobre os fornecedores te dará acesso a informações sobre reputação da empresa, avaliação de outros compradores, capacidade de atendimento, confiabilidade das peças e o que mais você achar relevante para tomar uma decisão assertiva. 

Depois dessa avaliação, você será capaz de entender como as suas necessidades serão melhor atendidas.

3. Fornecedores: mantenha seu estoque atualizado

Uma gestão eficiente de estoque precisa estar em dia. Por isso, faça inventários, identifique os itens mais procurados pelos seus clientes, defina um processo para reposição de peças e, se possível, conte com a ajuda de um software de gestão.

Com um estoque atualizado e bem gerenciado, não haverá excessos ou faltas de produtos.

4. Informe o máximo possível de detalhes dos produtos

Uma descrição detalhada de produtos pode ser o fator determinante para um cliente decidir pela compra.

Informações técnicas, forma de utilização, linguagem acessível e benefícios são alguns dos itens primordiais para uma boa apresentação.

No caso de compradores, também é importante informar com o máximo de detalhes os itens de sua procura durante uma negociação.

Assim será possível alinhar a sua expectativa com o que está sendo oferecido, otimizando o processo de decisão.

5. Utilize uma plataforma de cotações

As plataformas de cotações online podem facilitar, e muito, o dia a dia da sua empresa.

Isso porque, além de reunir compradores e fornecedores, os processos de cotações, compras e negociações são facilitados.

Vantagens da nossa ferramenta para quem quer comprar ou vender no mercado de autopeças online

Agora que você já conferiu nossas dicas para comprar e vender no mercado de autopeças online, aqui vai uma dica extra: 

O Mercado na Rede conta com uma ferramenta eficaz para promover contatos institucionais e relações de negócios entre compradores e fornecedores. 

Entre as vantagens de usar o nosso sistema, estão:

– Estrutura e custos operacionais reduzidos;

– Redução de custos com telecomunicações;

– Segurança e transparência;

– Redução de custos com Recursos Humanos;

– Diminuição de erros em processos;

– Otimização de fluxos;

– Agilidade nos procedimentos;

– Suporte online e muito mais. 

Diante disso, ficou claro que, seja você um fornecedor ou seja você um comprador, nosso compromisso é dinamizar as atividades do seu negócio.

Faça o seu cadastro e tenha acesso à solução que a sua empresa precisa!