a

Sistema de suspensão: 4 perguntas essenciais respondidas

O sistema de suspensão de um veículo é responsável por fornecer estabilidade, controle e manuseio. Dessa forma, ele é formado por componentes que influenciam diretamente no comportamento do automóvel. 

Esses componentes trabalham em conjunto para manter suas rodas em contato com o solo, ao mesmo tempo em que permite ao motorista dirigir com eficácia e suavidade. 

Por isso, podemos dizer que um veículo não seria capaz de operar eficientemente sem um sistema de suspensão em bom funcionamento.

Para te ajudar a entender mais sobre o sistema de suspensão, separamos as respostas de 4 dúvidas comuns. Continue a leitura e confira!

1. Qual é a funcionalidade do sistema de suspensão?

Como citamos anteriormente, a principal função de um sistema de suspensão é ser responsável pela estabilização de impactos do solo.

Para isso, ele é composto por elementos como amortecedores, molas, escoras, barras estabilizadoras, entre outros, que atuam para alcançar esse objetivo de garantir a estabilidade do veículo. 

O sistema de suspensão ajuda a controlar o movimento do veículo em superfícies ásperas ou irregulares. Ele também ajuda a reduzir vibrações e ruídos, o que pode ser especialmente importante se você estiver transportando uma carga pesada. 

Além disso, ele evita que os pneus fiquem diretamente sobre o pavimento quando não são necessários (como ao passar por colisões) para ajudar a evitar o desgaste.

2. Quais são as principais peças que o compõem?

Entre as principais peças que compõem um sistema de suspensão, podemos citar: 

Molas de suspensão

Há dois tipos de molas de suspensão: feixe de mola ou helicoidal. Ambas são produzidas em aço e são muito flexíveis, capazes de proporcionar suporte para o peso de um veículo e absorver as irregularidades do solo.

Bandejas da suspensão

Também conhecidas como “braço oscilante”, dependendo da região do país, as bandejas de suspensão possuem a função de ligar a coluna de suspensão ao chassi do veículo, sendo um ponto de apoio.

Amortecedores

Os amortecedores são um dos principais componentes de um sistema de suspensão. Eles possuem como objetivo atuar em conjunto com as molas para absorver os impactos sofridos pelo veículo, mantendo-o estável.

Barra estabilizadora

É a responsável por fazer a ligação entre as colunas de suspensão, garantindo estabilidade ao veículo e também transferindo igualmente a força entre as rodas.

Pneus

O perfil do pneu afeta a dureza do carro, bem como a estabilidade e a condução. Como é composto principalmente de borracha, o pneu tem como função absorver os impactos do solo e ajudar a trabalhar os amortecedores e molas.

3. Manutenção preventiva: o que verificar?

A manutenção preventiva é uma parte essencial da vida útil de qualquer veículo. É também uma boa ideia fazê-la regularmente, mesmo que não haja sinais visíveis de problemas. 

Há alguns itens que você pode verificar para manter seu sistema de suspensão em boas condições, como: 

– Vazamento de óleo do amortecedor;

– Peças desgastadas;

– Alinhamento e balanceamento;

– Estado das molas;

– Desgaste em buchas da bandeja.

De maneira geral, recomenda-se a verificação da suspensão a cada 10 mil quilômetros rodados. 

4. Quais são os sinais que um veículo apresenta quando tem problemas no sistema de suspensão?

Um veículo com problemas em seu sistema de suspensão apresenta sinais de fácil identificação, entre eles:

– Instabilidade em curvas;

– Pneus com desgaste acentuado;

– Oscilação da carroceria;

– Ocorrência de vazamentos;

– Ruídos;

– Vibração no volante;

– Dificuldade para subir e descer colinas;

– Rachaduras no monobloco.

Mercado na Rede: a melhor plataforma para comprar e vender sistema de suspensão

Como você viu, o sistema de suspensão é um componente vital para manter veículos estáveis, seguros e confortáveis. Em qualquer sinal de problema com esse sistema com a sua frota, verifique a necessidade de manutenção ou reparo. 

Você pode contar com o Mercado na Rede para a compra de peças que compõem o sistema de suspensão, ou até mesmo realizar a venda desses componentes caso você seja um fornecedor deste segmento.

O Mercado na Rede é uma plataforma que reúne fornecedores e compradores de autopeças para veículos de linha pesada, facilitando todo o processo de negociação. Clique aqui para saber mais sobre a ferramenta. 

Mercado na Rede – é rápido, simples, seguro e transparente.