Dentro do mercado de autopeças, muitas são as possibilidades de atuação e as oportunidades. De acordo com um estudo realizado pela consultoria McKinsey apresentado durante um evento promovido pela Sindipeças, o mercado de reposição automotiva deve crescer 7% até 2023.
Mas, ainda que esse segmento esteja em ascensão, muitos são os desafios a serem enfrentados. Por isso, se você é um fornecedor no mercado de autopeças, adaptar-se a estes desafios pode garantir um futuro de sucesso para o seu negócio.
Pensando nisso, separamos os principais desafios desse mercado e como vencê-los. Confira a seguir!
Quais são os principais desafios enfrentados por fornecedores no mercado de autopeças atualmente?
Entre os principais desafios enfrentados por fornecedores, podemos citar:
Concorrência
Assim como em muitos outros segmentos, a concorrência atinge o setor automotivo. Com o avanço da tecnologia e a possibilidade de compra facilitada, os fornecedores precisam estar atentos a fatores como preço, qualidade, quantidade produzida etc.
Comportamento dos compradores
O comportamento dos consumidores mudou, com a simplificação do processo de compra, as pessoas demandam comodidade e personalização. No mercado de autopeças isso não é diferente. Os compradores procuram por soluções imediatas, buscam por informações específicas dos produtos.
Gestão de Estoque
Ter uma boa gestão de estoque é um dos maiores desafios desse mercado, pois é necessário definir os produtos que serão ofertados e suas quantidades e esperar que sejam esses os procurados pelos clientes, para que não sobrem muitos itens.
Atualização sobre o mercado
Outro desafio enfrentado pelos fornecedores é o de se manter atualizado dentro desse segmento que está sempre passando por mudanças e inovações tecnológicas.
Mão de obra especializada
Com as tarefas digitais cada vez mais incluídas no cotidiano dessa atividade, contar com colaboradores que possuem conhecimentos técnicos e experiência pode ser uma tarefa difícil. Uma mão de obra qualificada pode ser um grande diferencial de um negócio.
Como é possível vencê-los?
Como você viu, existem muitos desafios nesse mercado. E, para superá-los, é importante atentar-se a alguns pontos.
Para ter uma empresa competitiva no mercado é importante manter uma boa gestão. Com os departamentos alinhados será possível um melhor controle interno de todos os processos, o que facilita a tomada de decisões estratégicas.
É preciso oferecer produtos de qualidade, um bom atendimento e preços justos. Também é imprescindível investir em tecnologias, principalmente em sistemas que ajudem a automatizar processos.
Para se manter atualizado dentro das novidades dos negócios, participe de eventos que você considere relevantes, e invista em treinamentos da equipe, para que os seu time esteja cada vez mais por dentro dos lançamentos e de questões técnicas das autopeças.
Faça um controle de estoque eficiente, especifique as peças de maior rotatividade e as mantenha sempre disponíveis, evitando prejuízos com perdas.
Outra tendência visível atualmente é o aumento de lojas virtuais, que podem aumentar significativamente o poder de alcance do seu negócio. Ao optar por esse formato, também é importante lembrar das questões logísticas, para garantir uma entrega rápida e segura a todas as localidades.
Como o sistema do Mercado na Rede pode ajudar?
O Sistema do Mercado na Rede garante muitas vantagens para os fornecedores no mercado de autopeças.
Através dele é possível ter acesso a diversos compradores em tempo real, possibilidade de participação em licitações e leilões reversos, oportunidades de venda em muitas regiões, acesso a histórico de vendas, conhecimento das principais demandas dos clientes, negociações dentro da plataforma e muito mais.
Os maiores players do mercado utilizam essa ferramenta. Você também quer se destacar no mercado, alcançar novas empresas compradoras e aumentar as suas vendas? Faça o seu cadastro conosco e siga nossas redes sociais, estamos sempre trazendo conteúdos relevantes.