a

Mercado automotivo: principais tendências para 2023

Após o período pandêmico em razão da Covid-19, o mercado automotivo voltou a crescer exponencialmente e, com isso, muitas mudanças e expectativas estão surgindo. 

Nos últimos anos, já conseguimos notar que as principais transformações se dão por colaboração direta da tecnologia, já outras, surgem para atender as mudanças no comportamento dos consumidores. 

O fato é que o mercado automotivo tem pela frente muitos desafios e oportunidades de negócios. 

Quer conhecer as principais oportunidades para 2023?

Então prossiga com a leitura e confira!

Como está o cenário do mercado automotivo em 2022?

Para entender o cenário atual do mercado automotivo, nada melhor do que conhecer alguns números: 

  • A produção de automóveis em julho de 2022 é a maior desde novembro de 2020 (dados Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores);
  • A Anfavea também projeta um crescimento para o setor de 8,5% em relação a 2021;
  • No último anuário publicado pelo Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), em 2021, um estudo realizado pela consultoria McKinsey apontou um aumento de 7% até 2023 para o mercado de reposição automotiva;
  • O anuário da Sindipeças também deixou evidente a importância do setor de autopeças para a economia do país, indicando um aumento de 46% no faturamento de 2021.

Diante desses números, é possível dizer que o momento é propício para reestruturação, planejamento e investimento.

E para aproveitar as oportunidades é preciso ficar de olho nas principais tendências. 

Listamos abaixo 4 tendências para o mercado automotivo em 2023. Continue a leitura.

Para 2023, quais são as principais tendências apontadas?

Priorizar a experiência dos usuários

A experiência do consumidor tem sido um dos focos de muitos mercados e no automotivo não é diferente. 

Nos últimos anos houve grande mudança no comportamento do consumidor de carros, que está cada vez mais criterioso e em busca por tecnologia.  

Para atender esse novo consumidor, uma das estratégias adotadas pelas empresas desse segmento diz respeito ao atendimento através de diferentes opções de canais, para garantir facilidade, agilidade e, é claro, uma boa experiência do cliente.

Outros fatores também colaboram para uma boa experiência em geral, como por exemplo, facilitar o test drive, solicitar feedbacks, oferecer um atendimento melhor e mais personalizado etc.

Além disso, os veículos estão cada vez mais tecnológicos, buscando atender consumidores acostumados a estarem conectados o tempo todo.

Recuperação dos índices de compra e venda de veículos usados

De acordo com o Jornal do Carro do Estadão, o preço do veículo usado disparou durante o auge da pandemia da covid-19. 

Agora, com a relativa normalização da entrega de peças, as fábricas ampliaram a produção. Com isso, a oferta de veículos novos cresceu. 

Assim, já há reflexo no setor de usados, que vem registrando queda nos preços. 

No caso dos seminovos (até três anos de uso), os preços recuaram em agosto deste ano. Segundo a KBB, a maior queda média, de 0,89%, foi registrada nos valores dos modelos feitos em 2021. Portanto, acredita-se que, se a tendência se consolidar, o segmento de usados deve crescer ainda mais.

Linha de crédito para veículos movidos a eletricidade, biocombustíveis etc.

A preocupação com o meio ambiente vem sendo um assunto de prioridade nos mais diversos setores. No mercado automotivo, as montadoras estão buscando combustíveis renováveis para criar um trânsito de automóveis mais sustentável.

Segundo o G1, esses novos veículos são movidos a combustíveis alternativos que vão desde fontes renováveis (como etanol e o biocombustível) até sistemas de propulsão alternativos (como carros elétricos ou híbridos).

Neste contexto, notícia publicada no Automotive Business, trouxe que “o BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social) anunciou uma linha de crédito destinada a caminhões, ônibus, máquinas agrícolas ou outros bens de capital com menor impacto ambiental.

As condições para o programa de financiamento destinado a veículos elétricos, híbridos ou movidos a biocombustíveis foram detalhadas em evento realizado juntamente com a Anfavea, que foi parceira na elaboração das mudanças.”

Alta dos investimentos das montadoras no Brasil

Também de acordo com notícia do Automotive Business, algumas montadoras vêm fazendo investimentos expressivos no Brasil.

Contabilizando os aportes anunciados até junho de 2022, as fabricantes de automóveis de passeio e veículos pesados (caminhões e ônibus) vão aplicar quase R$ 52,6 bilhões até 2025.

Como você viu, as tendências do mercado automotivo se renovam a todo momento. Por isso, é tão importante acompanhar as inovações para se planejar e aproveitar as novas oportunidades. 

Convidamos você a conhecer a plataforma digital do Mercado na Rede, para fazer parte do mercado de autopeças. 

Além de se conectar, de maneira simples e inteligente, a compradores ou fornecedores, você ainda desenvolve networking qualificado e amplia bastante suas oportunidades de novos negócios. Clique aqui para conhecer!