a

Mercado automotivo: 4 tendências que estão em alta em 2022

O mercado automotivo passou por uma profunda reconfiguração em decorrência da pandemia de Covid-19.

O distanciamento social provocou a interrupção de várias atividades econômicas em todo o mundo, inclusive do setor automotivo.

Fábricas e montadoras tiveram que conceder férias coletivas para os funcionários, provocando a redução drástica e não planejada na produção automobilística.

Além disso, a indústria automotiva sofreu com a escassez de semicondutores, peças e componentes, consequência da desaceleração da economia mundial e aumento do dólar.

Todo esse cenário comprometeu o pleno desempenho da cadeia automotiva, elevando o custo de produção e, consequentemente, o preço final.

Dessa forma, houve uma vertiginosa queda na oferta de veículos 0 Km para o mercado, surgindo longas listas de espera com compradores.

Entretanto, existe luz no fim do túnel.

O mercado automotivo dá sinais de transformação e projeta um futuro com novos desafios e oportunidades de negócios.

Quer descobrir as 4 principais tendências para o setor automotivo em 2022?

Então, continue a leitura deste artigo para saber mais.

Como está o mercado automotivo em 2022?

O momento, certamente, não é de pisar no freio, mas, sim, de reestruturação, planejamento e investimento, principalmente, em tecnologia.

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) projeta um crescimento para o setor de 8,5% em relação a 2021.

Dessa forma, são esperados a comercialização nacional de 2,3 milhões de unidades, entre automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus.

Para impulsionar a capacidade produtiva do país de 5 milhões de veículos por ano e, também, o crescimento do setor, desde 1º maio houve uma redução de 35% sobre o IPI.

Além disso, no final de 2021, as montadoras instaladas no Brasil fizeram investimentos que somam R$ 20,9 bilhões, projetando um futuro com mais oportunidades em 2022 e 2023.

Só a montadora chinesa Great Wall investiu cerca de R$ 10 bilhões para a produção no Brasil de um SUV híbrido que roda 200 Km sem consumir combustível.

Listamos abaixo 4 fortes tendências para o mercado automotivo em 2022 que valem a pena a leitura. Continue com a gente.

Tendências que estão em alta:

  1. Investimento em tecnologia  

O investimento em tecnologia é o componente fundamental para as empresas se adaptarem às novas necessidades do mercado automotivo.

De olho na questão da sustentabilidade e nas exigências do novo perfil de consumidor, a indústria automotiva tem apostado no desenvolvimento de veículos elétricos e em mais conectividade.

Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), só em 2021 o Brasil ultrapassou a marca de 30 mil eletrificados.

A projeção para 2022 é alcançar a marca de 100 mil veículos elétricos circulando no país, entre leves e pesados.

A preocupação global com as emissões de gases poluentes e a adequação às novas legislações ambientais, tornam essa produção uma forte tendência para o mercado automotivo brasileiro.

Além disso, o crescente e constante investimento em tecnologia tem transformado a dinâmica comercial, principalmente, a forma de comprar dos consumidores.

Plataformas digitais especializadas na compra e venda de automóveis já não são mais uma novidade.

Com elas, o cliente acessa todas as informações do veículo com mais transparência e conta com a digitalização de todo processo de negociação.

Os e-commerces automotivos são uma tendência que veio para ficar, tornando o processo de compra mais dinâmico, célere e independente.

O investimento em tecnologia também tem estimulado a modernização e automação completa das linhas de produção e montagem.

Além disso, assegura o desenvolvimento de veículos mais inteligentes e eficientes.

Ou seja, o que vemos é um mercado automotivo em constante transformação em busca de novas oportunidades de negócios.

  1. Mercado de seminovos e usados

Devido à repressão da oferta de veículos novos, o mercado de seminovos e usados comercializou mais de 15 milhões de unidades em 2021, um crescimento de 17,8%.

O dólar elevado torna o processo de importação de peças e insumos mais caro e, consequentemente, contribui para o aumento do preço final do 0 km para o consumidor.

De acordo com a Anfavea, ainda não há previsão de redução nos preços.

Além disso, muitas empresas encerraram o processo de produção automotiva no Brasil, como a Ford, por exemplo, diminuindo a oferta de veículos mais populares.

Ou seja, tudo isso coloca o mercado automotivo de seminovos e usados em evidência e com projeção contínua de crescimento em 2022.

  1. Aumento de preços

O aumento da taxa de juros, da inflação e do dólar impactam em toda a cadeia econômica nacional, principalmente, na aquisição de bens.

Desequilíbrio na demanda e oferta de semicondutores, instabilidade econômica e maior custo para aquisição de insumos contribuem, sobretudo, para o aumento de preços no mercado automotivo.

Além disso, os veículos zero quilômetro estão mais tecnológicos, com modelos mais digitais e com alta conectividade.

As projeções Anfavea apontam para uma produção de 2,46 milhões de veículos em 2022.

Ou seja, um tímido crescimento de apenas 9,4% em relação ao ano anterior.

  1. Falta de insumos

De acordo com Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea, o mercado automotivo ainda irá enfrentar escassez de insumos e falta de semicondutores em 2022.

Além disso, dificuldades logísticas e entraves em decorrência da crise econômica nacional também serão sentidos nos próximos trimestres deste ano.

Mercado na Rede: a melhor plataforma para comercialização de peças linha pesada online

O Mercado na Rede é a melhor e mais completa plataforma especializada na compra e venda de autopeças e suprimentos para o transporte urbano e rodoviário brasileiro.

Com mais de 22 anos no mercado, investimentos em automação de processos, por meio de alta tecnologia, para oferecer a você uma experiência facilitada e assertiva na hora de comprar.

Atualmente, nossa rede colaborativa conta com a parceria e confiança de mais de 6 mil fornecedores e 1900 compradores.

Nossa solução digital otimiza toda a sua jornada de compra, permite que você realize cotações com diversos fornecedores e, ainda, acompanhe todas as tratativas em tempo real.

Além disso, com o nosso suporte online especializado, ajudamos você em qualquer etapa de compra, mitigando erros de pedido e otimizando o seu tempo.

É mais transparência, segurança, praticidade e eficiência na hora de comprar autopeças.

Conheça os benefícios de um sistema de compra e venda de autopeças online para a sua empresa.

Acompanhe também as nossas atualizações pelo Facebook e Instagram.