a

6 habilidades que um gestor de compras e suprimentos deve ter

Toda empresa, independentemente do segmento, precisa fazer compras. Neste sentido, realizar boas negociações pode trazer grande vantagem competitiva para o negócio.

Comprar de maneira inteligente é papel do gestor de compras e de sua equipe.

Portanto, esses profissionais ficam responsáveis pela aquisição de itens como materiais de escritório, matérias-primas, mercadorias, entre outros que são essenciais para o funcionamento de uma empresa. 

Sendo uma atividade tão importante, é vital que o gestor de compras conte com algumas habilidades específicas para o desenvolvimento do trabalho. 

Você sabe quais são elas?

A seguir, você vai conhecer 6 habilidades fundamentais que um gestor de compras e suprimentos deve ter para garantir o sucesso do seu negócio. Acompanhe!

O que é gestão de compras e suprimentos?

A gestão de compras e suprimentos pode garantir a eficiência no processo de compras de uma empresa. 

Através dela são estabelecidas estratégias para organizar as demandas e adquirir itens que são essenciais para manter as atividades em andamento.

Os objetivos principais da área são garantir que não faltem materiais durante a execução do trabalho e administrar o capital de giro disponível.

As atribuições do dia a dia de um gestor de compras envolvem negociar com fornecedores, estabelecer prazos de entrega, executar o planejamento de aquisições, fazer um check list de recebimento, combinar termos e condições de compras, emitir pedidos, registrar cotações, organizar o destino dos produtos adquiridos, calcular despesas com estocagem, entre outras.

Ou seja, são atividades fundamentais em qualquer negócio.

E, para que o setor efetue compras assertivas sem gerar prejuízos para a organização, algumas habilidades são indispensáveis em um gestor.

Você vai conhecer algumas delas a seguir.  

6 habilidades que um gestor de compras e suprimentos deve ter:

1. Conhecimento sobre os produtos que o setor compra

Ter conhecimento sobre o seu mercado de atuação e os produtos de responsabilidade do setor, é uma habilidade imprescindível.

Só assim será possível comprar estrategicamente, levando em consideração o processo de trabalho da equipe, a evolução da empresa e a satisfação dos clientes.

2. Boa capacidade de interpretação 

Análise de documentos, orçamentos, relatórios e outros itens, fazem parte da rotina de um gestor de compras, por isso a boa capacidade de interpretação é uma competência tão importante.

Dessa forma é possível gerenciar e controlar os resultados da empresa, sejam eles financeiros ou de produtividade.

3. Boa comunicação interna e com fornecedores

A boa comunicação é uma característica obrigatória em um gestor, afinal, ele estará em constante contato com pessoas ao longo de sua rotina de trabalho.

Isso inclui colaboradores de diferentes times, fornecedores e outros parceiros externos. 

Quanto melhor e mais assertiva for a comunicação, mais transparente e eficiente será o processo de negociação. 

4. Organização

Organização é uma habilidade essencial em um gestor de compras.

Só assim ele conseguirá criar uma rotina produtiva de trabalho, mantendo prazos e documentações em ordem. 

5. Atenção às novidades

Um bom gestor de compras e suprimentos deve estar sempre atento às atualizações do mercado, sejam novos produtos, novos fornecedores, produtos mais baratos etc.

Para isso, ele pode participar de eventos e feiras constantemente para levar as novidades do mercado para o ambiente empresarial, pesquisar online e presencialmente, informar-se sobre o mercado nacional e internacional do seu segmento.

6. Familiaridade com tecnologia

A tecnologia é capaz de transformar processos burocráticos e lentos.

O gestor de compras e suprimentos que procura se adaptar a novas tecnologias e vê-las como aliadas, é capaz de otimizar todo o seu fluxo de trabalho. 

O profissional que souber utilizar a tecnologia a seu favor, estará sempre um passo à frente de seus concorrentes. 

Por que o Mercado na Rede é aliado do gestor de compras e suprimentos?

A plataforma do Mercado na Rede é a maior ferramenta online de cotação para veículos de linha pesada. 

Ela conta com funcionalidades que foram pensadas para facilitar a rotina de trabalho de gestores de compras e suprimentos e também de fornecedores. 

Uma das funcionalidades disponíveis é o sistema E-procurement, que pode otimizar o processo de cotações, que costuma ser longo e burocrático.

Através dele as informações fornecidas pelos fornecedores são centralizadas para facilitar o acesso aos compradores, que podem fazer a solicitação de cotação das peças e suprimentos desejados em poucos minutos.
Um software completo, ágil e seguro espera por você. Entre em contato conosco e conheça melhor o que podemos fazer por você hoje!