Cada transação, cada cliente atendido, contribui para a construção da confiança em um fornecedor de peças.
Nesse processo de construção de confiança, as reviews têm um papel fundamental.
Uma “review” é uma avaliação ou análise que alguém faz sobre um produto, serviço ou experiência.
Geralmente ela é compartilhada publicamente, seja em sites específicos, redes sociais ou outras plataformas online.
Quer entender melhor como as reviews de clientes, sejam elas positivas ou negativas, são importantes para um fornecedor de peças? Então, continue conosco!
Como reviews positivas contribuem para construir credibilidade e confiança como fornecedor de peças?
Uma pesquisa “Local Consumer Review Survey 2023”, mostra que ler avaliações positivas de uma empresa faz com que 73% dos consumidores confiem mais nela, já que essas avaliações de desconhecidos têm o mesmo peso que recomendações feitas por amigos.
Sendo assim, manter um fluxo constante de reviews positivas é crucial, já que funciona como uma prova social, certificando que seu estabelecimento é digno de credibilidade e confiança.
Mas não são apenas as avaliações positivas que importam. As negativas também têm o seu papel.
Elas podem destacar áreas de melhoria ou necessidades de transformação em sua empresa. Vamos aprender a lidar com elas, fornecedor de peças?
Como trabalhar avaliações negativas?
Em um primeiro momento, as avaliações negativas podem parecer obstáculos. Afinal, ninguém gosta de receber críticas, não é mesmo?
Mas olhando a situação de uma outra perspectiva, fornecedor de peças, é possível enxergá-las como oportunidades de melhoria.
Nesse sentido, abordar e resolver os problemas dessas avaliações é a melhor forma de lidar com elas.
Responda a cada review negativa, demonstrando um comprometimento ativo em solucionar questões e oferecendo orientações para garantir que a experiência do cliente seja positiva e, assim, incentivá-lo a retornar para futuras compras.
Além disso, mantenha um tom profissional, peça desculpas, evite ficar na defensiva e procure através de seus meios de contato dialogar entregando soluções.
Por que avaliações de clientes têm impacto significativo na decisão de compra?
De acordo com a pesquisa da empresa Brightlocal (citada anteriormente), aproximadamente 82% dos consumidores buscam avaliações antes de efetuar qualquer compra, seja de produto ou serviço.
Dentro desse grupo, 97% estão interessados nas respostas fornecidas pelas empresas às avaliações, utilizando-as como critério decisivo. Surpreendentemente, os consumidores, em média, consultam cerca de 10 delas para embasar suas decisões.
Além disso, uma outra pesquisa realizada pelo site Reclame Aqui evidencia que 74,1% dos consumidores brasileiros têm o hábito de ler avaliações antes de realizar uma compra. Desses, 62,2% as consideram como um fator crucial para decidirem sobre a aquisição de produtos ou serviços online.
Esses dados nos mostram que os consumidores modernos confiam cada vez mais nas experiências de outros compradores antes de tomar decisões.
Antes de investir em peças automotivas, por exemplo, os compradores buscam evidências tangíveis da qualidade e confiabilidade de um fornecedor de peças. As avaliações oferecem exatamente isso.
Sendo assim, podemos dizer que a decisão de compra é, muitas vezes, moldada pela experiência de outros consumidores.
Respondendo aos reviews de clientes: engajamento e relacionamento
O engajamento com as avaliações recebidas é o que vai te ajudar a construir relacionamentos duradouros com os clientes.
Responder a cada review, seja ela positiva ou negativa, mostra que o fornecedor valoriza a opinião do cliente. Agradecimentos por feedback positivo demonstram gratidão, enquanto respostas atenciosas a avaliações negativas indicam um compromisso genuíno em resolver problemas.
O Mercado na Rede, uma plataforma de compra e venda de autopeças, reconhecendo o papel fundamental das avaliações, permite que os compradores avaliem os fornecedores na plataforma, atribuindo uma classificação por estrelas.
Quanto mais estrelas, melhor a qualificação. Essas avaliações podem abordar conformidade, preço, atendimento e pontualidade.
Além de ajudar outros compradores, essa funcionalidade fornece às empresas fornecedoras a oportunidade de melhorar seus serviços com base no feedback recebido. Seja um fornecedor de peças no Mercado na Rede também. Cadastre-se agora mesmo!