Ninguém gosta de ser surpreendido negativamente com problemas de manutenção, não é mesmo?
Entretanto, muitas empresas de ônibus não veem a manutenção preventiva como uma prioridade, o que pode ocasionar diversos acidentes e prejuízos econômicos.
Um dos motivos que levam os gestores a ignorar esse cuidado é a falta de conhecimento sobre os riscos para sua frota e seus passageiros.
Pensando nisso, neste artigo separamos alguns dados que deixam clara a importância de manter a manutenção em dia para deixar sua frota em perfeito funcionamento. Siga a leitura para saber mais!
Empresas de ônibus no Brasil movem o transporte de passageiros
Empresas de ônibus são essenciais para o nosso dia a dia, pois além de garantir a mobilidade de pessoas e ajudar no combate à poluição, é um setor que gera emprego e renda para o nosso país.
O Painel do Emprego no Transporte, disponibilizado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), mostrou que os modais rodoviários de passageiros apresentaram um saldo positivo de 10.418 empregos gerados, diferença entre o total de admissões e demissões. O número é referente ao período de janeiro a junho de 2022.
De acordo com o Relatório da Frota Circulante, produzido pelo Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), a frota circulante de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus em 2021 foi de 46,6 milhões de unidades. Deste total, 385.6 mil são de ônibus em circulação.
Também segundo o mesmo relatório, a frota brasileira prosseguiu em seu processo de envelhecimento. A idade média das frotas de ônibus foi de 11 anos e um mês em 2021.
Outro dado importante é sobre o número de pessoas que utilizam o ônibus rodoviário como meio de transporte para viagens.
Um levantamento feito pela consultoria Quaest em parceria com a Buser para a CNN, apontou que 61% das pessoas entrevistadas que viajaram entre os dias 26 de abril e 5 de maio de 2022 fizeram ao menos um dos deslocamentos utilizando o modal.
Dados divulgados pela Agência Brasil, também mostram que um em cada quatro brasileiros se desloca de ônibus para as atividades do dia a dia, como ir ao trabalho ou à escola. O levantamento foi encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Falta de manutenção aumenta riscos para as empresas de ônibus e os passageiros
Dados do Atlas de Acidentalidade do Transporte Brasileiro, mostram a distribuição de acidentes por causa.
Em 2021, 1.593 acidentes de ônibus envolveram quase 8 mil pessoas, e destes, 114 foram causados por defeito mecânico em veículo.
Definitivamente, ignorar a manutenção não é a melhor estratégia.
É comum que a frota se desgaste ao longo do tempo e, para isso, existem alguns tipos de manutenção que vão além dos métodos corretivos, isto é, aqueles que são utilizados para corrigir determinada situação inesperada (quando o problema já está instalado).
Estamos falando do método preventivo de manutenções programadas. Vamos entender mais sobre ela no tópico a seguir.
A importância de realizar manutenções programadas na frota
As manutenções tratam-se dos cuidados técnicos que são indispensáveis para garantir o funcionamento adequado de uma frota.
O objetivo principal das manutenções programadas é realizar um diagnóstico preciso de todos os equipamentos que compõem o veículo e definir as medidas necessárias para evitar acidentes e prejuízos em geral.
A melhor forma de realizar esse processo é através de um cronograma de manutenção.
Nele, além das informações das condições atuais dos veículos, é preciso constar orçamentos, periodicidade das manutenções e checklist de verificação.
As manutenções programadas podem trazer uma série de vantagens para as empresas de ônibus, que lidam com a grande responsabilidade de transportar um alto número de pessoas diariamente. Os benefícios incluem:
– Redução de acidentes;
– Menor ociosidade da frota;
– Identificação de problemas antecipadamente;
– Aumento da vida útil do transporte;
– Aumento da segurança;
– Redução de gastos futuros com manutenções inesperadas.
Plataforma Mercado na Rede garante o melhor custo-benefício para compra de peças
O Mercado na Rede conta com uma plataforma especializada para garantir a automação de todos os processos envolvidos na compra e venda de autopeças, assegurando o melhor custo-benefício.
Através dela, é possível fazer a compra de peças de forma rápida e eficiente, pois permite cotações com diversos fornecedores e, ainda, o acompanhamento de todas elas em tempo real.
Venha você também fazer parte dessa grande rede e torne o processo de compra de autopeças da sua empresa mais inteligente!