Vai pegar a estrada no fim do ano?
Então lembre-se: com as festas de fim de ano chegando, os cuidados com a sua frota devem ser redobrados, afinal, as estradas têm um movimento intenso nos feriados deste período, com filas longas e riscos de acidentes elevados.
Você não quer ter problemas com a sua frota justamente nesta época, não é mesmo?
Então, continue a leitura e confira 4 dicas de cuidados que o Mercado na Rede separou para você se proteger antes de pegar a estrada!
Pegar a estrada: tráfego de veículos aumenta muito no fim do ano
A época das férias de verão é um período em que aumenta muito o número de veículos circulando, devido às festas e viagens, pois muita gente decide pegar a estrada para passear ou visitar familiares e amigos.
Segundo o Datasus, parte do Sistema Único de Saúde (SUS), mais de 3,5 mil pessoas morrem, em média, no trânsito brasileiro a cada mês. Mas com a chegada do final do ano, esse número sobe para quase 3,9 mil, 12% a mais, especialmente nos últimos dias do ano.
As estatísticas mostram que por trás desses números, a principal causa dos acidentes de trânsito no Brasil é a falha humana, que pode chegar a ser até 90% das causas de acidentes.
Cuidados ao pegar a estrada
1. Faça uma revisão de todos os veículos
Certifique-se de que a revisão dos veículos esteja em dia. O final do ano pode ser uma época muito movimentada em grande parte das oficinas, por isso, é importante antecipar-se ao pegar a estrada.
Bateria, luzes, sistema elétrico, água do radiador, óleo, sistema de embreagem, sistema de freios, suspensão, amortecedores, balanceamento, alinhamento e calibragem dos pneus são alguns dos itens que precisam de atenção durante a revisão.
2. Dê atenção especial aos freios, faróis e pneus
Existem alguns problemas mecânicos que são mais comuns em caminhões. Dê uma atenção especial para esses itens.
Conforme o uso prolongado do veículo e o acionamento constante dos freios, é comum que ocorra um desgaste do sistema de frenagem, sendo necessário trocar as lonas, pastilhas e tambores.
Os faróis também são itens importantes para garantir maior visibilidade na condução do veículo, principalmente durante a noite. Além disso, são fundamentais para sinalizar transposição de pista e carro, emitir sinais de alertas e comunicar o acionamento dos freios.
Outro item que merece atenção são os pneus, afinal, é comum que se desgastem com o passar do tempo, sendo necessária a troca.
3. Faça uma reciclagem ou treinamento com os motoristas
Uma má condução de veículos pode reduzir a vida útil de suas peças em até 50%. Essa má condução pode se dar por diversos fatores, como por exemplo, vícios na direção.
Deixar o pé na embreagem, manter o pé no freio o tempo todo durante uma descida, atravessar buracos em velocidade e sempre andar com o tanque na reserva são alguns exemplos de maus hábitos de alguns motoristas.
Por isso, é preciso investir na capacitação desses profissionais, através de cursos de reciclagem ou treinamentos.
Essa prática, além de garantir a segurança da função, ajuda a manter uma maior vida útil das peças dos veículos e também a economizar combustível.
4. Confira se todos os veículos estão com a documentação em dia
Antes de pegar estrada, confira a documentação dos veículos e evite problemas. Todo motorista deve portar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou a Permissão para Dirigir (PPD) e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).
Lembrando que estes documentos precisam ser originais e estarem dentro do prazo de validade.
Verifique também se todos os impostos do veículo estão em dia e se o seguro está em ordem.
Conte com o Mercado na Rede para encontrar as melhores peças e suprimentos para sua frota
Com todas essas dicas, temos certeza que o fim de ano da sua frota nas estradas será muito mais seguro!
Se você busca as melhores oportunidades para comprar peças de caminhão e ônibus, está no lugar certo.
O Mercado na Rede conta com plataforma digital e aplicativo para facilitar o gerenciamento total de informações comerciais, e assim otimizar os procedimentos de compra de peças e suprimentos.
Venha fazer parte dessa grande rede e torne o processo de compra de autopeças da sua empresa mais inteligente e eficiente.