Vantagens
As vantagens gerais do uso do sistema Mercado na rede são:
-
Estrutura e custos operacionais reduzidos
-
Redução de custos com telecomunicação (ligações telefônicas e fax);
-
Simplicidade na operação;
-
Redução de custos dos recursos humanos;
-
Redução de erros em pedidos;
-
Otimização dos fluxos;
-
Ganho de tempo e agilidade nos processos;
-
Simplificação do processo de compra e venda;
-
Suporte on-line para tirar dúvidas (telefone, e-mail, msn);
Para os compradores:
Agilidade na produção e conclusão dos orçamentos. Com acesso privilegiado a uma oferta maior de produtos, devido à base de fornecedores otimizada e ampliada. Acesso a preços ainda mais competitivos, integração das compras com o sistema de gestão da empresa e otimização na gestão dos estoques, além do suporte online para sanar dúvidas.
Para os fornecedores:
Acesso direto aos compradores em tempo real, com a possibilidade de participação nas cotações e nos leilões reversos, além de ampliar as oportunidades de venda das peças e produtos em novas regiões e novos clientes. As vendas são potencializadas com ganho na produtividade, tendo acesso ao seu histórico das vendas e conhecendo a demanda dos clientes.
Serviços
E-procurement (cotações):
Sistema eletrônico que centraliza informações fornecidas pelas empresas e permite a busca e solicitação de preços dos suprimentos desejados, incluindo autopeças e materiais para diferentes finalidades, tudo por meio de software, com agilidade e de maneira segura.
Leilão reverso:
Uma das mais simples e eficazes ferramentas do Mercado na Rede. Por meio do leilão, os compradores definem o item a ser comprado e o preço máximo. A partir das informações, os fornecedores produzem ofertas e competem de forma direta pela venda mais efetiva.
Networking:
Com uma base de mais de 17 mil usuários, o Mercado na Rede promove contatos institucionais e relações de negócios duradouras entre compradores e seus fornecedores.
Contratos de Fidelização:
Facilitando contratos e promovendo a competitividade entre as empresas, o Mercado na Rede tem o grande potencial para efetivar a fidelização entre fornecedores e seus clientes.
Reforço de Marca:
O índice de qualidade do Mercado na Rede audita e credita os players do sistema, garantindo a segurança de todas as operações e possibilitando o feedback imediato dos usuários sobre as compras efetuadas.
Relatórios:
O Mercado na Rede divulga informações de controle sobre as compras e cotações, incluindo uma série histórica dos fornecedores, além de relatórios de performance para avaliar tempo, valor e volume das cotações, juntamente com os inventários das peças. Os relatórios de demanda de mercado promovem a avaliação das compras por preço médio por produto, além de uma série histórica que permite projetar a demanda de cada item cotado.